quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cuidado: Pode ter um Psicopata ao seu lado!

Personalidade Antissocial

     Estima-se que aproximadamente 3% dos homens (bastante heim!) e 1 em cada 100 mulheres tenham personalidade antissocial. Como pode-se perceber é mais freqüente nos homens esse gene para a psicopatia, mas não é excludente em nós mulheres. 
      Personalidade antissocial e personalidade psicopata são sinônimos, e por mais que não se enquadrem na clássica psicopatia como assassinos cruéis ou serial killers, existem indivíduos com personalidade antissocial que podem não matar ou serem violentos, mas se enquadram em outro subtipo, tão perverso quanto o subtipo propenso a matar, e são deles que irei comentar.   
     Existe um subtipo de indivíduos com personalidade antissocial que devemos tomar cuidado, porque podem se misturar com indivíduos comuns e se relacionarem e ter um estilo de vida bastante razoável, nada parecido com os dos filmes de suspense, são indivíduos que se relacionam normalmente, e é essa a dificuldade maior em caracterizá-los como psicopatas, no entanto, essas pessoas causam muito sofrimento nos ambientes interpessoais, porque aparentemente, são sedutores, sabem envolver e se relacionar.
Esses indivíduos possuem um sistema neurológico diferente do padrão, não entrarei na questão neurológica, mas apenas é importante que saibam porque é um desvio de personalidade grave com um quadro genético, ou seja, é imutável, não tem cura, portanto, mulheres não dá para mudar o psicopata viu?!
Mas brincadeiras à parte, esses indivíduos tem características bem peculiares e é importante que possamos distinguí-las, assim evitamos sofrimentos...
    São indivíduos como disse acima, extremamente sedutores, aparentemente demonstram uma total solidariedade, mas se utilizam dessa técnica para ganhar a atenção e conquistar, são maldosos, mas não aparentam, e se camuflam numa persona "do bem", bastante perspicaz percebem como podem conquistar, aonde existe a fragilidade e carência, e assim começam a envolver a pessoa, são narcísistas, frios e não sentem culpa, de jeito nenhum, alías culpa é um sentimento que não existe para eles, e esse é o maior problema, como são sedutores, fingem bem, e uma das personas que vestem é no primeiro momento do sedutor, e depois da vitíma, se fazem algo é friamente pensado no seu próprio bem, e podem até pedir desculpas e se sentirem culpados, mas é puro fingimento, apenas para manter a presa, e com isso ter o que necessitam.
  Indivíduos de personalidade antissocial no primeiro momento são pessoas comuns e extremamente sedutoras, por isso, quando estamos envolvidos não percebemos, mas não conseguem segurar por muito tempo uma persona, são pessoas que magoam demais o outro, fazem crueldades emocionais e ainda responsabilizam o parceiro e as pessoas ao redor, costumo dizer que são vampiros, se alimentam da nossa vitalidade, sugam as energias e quando percebem que conseguiram o que queriam desaparecem ou dão um jeito de desaparecer, claro cuidam para que o outro se responsabilize dessa atitude.
    Portanto, é importante termos o cuidado e o distanciamento necessário para não nos envolvermos rápido demais nos relacionamentos, em qualquer relacionamento, não apenas amoroso, mas no trabalho, nas amizades, um psicopata pode ser nosso chefe, nosso amigo, ou nosso grande amor... 
Quando estamos mais suscetíveis, mais carentes não percebemos os sinais, por isso é preciso cautela, afinal não sabemos quem é essa pessoa que acabou de entrar na nossa vida, quem vê cara não vê psicopata!

4 comentários:

  1. Oi Vivi.

    Passei por isso e não faz mto tempo. Foi terrível, qdo menos esperamos, eles se revelam e ficam plenamente sem reação. Mas me livrei do traste, graças a Deus rsrs.

    Beijão e adorei suas publicações.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri querida,
    Quanto tempo... saudades ... me manda notícias de vez enquando tá, me manda por email...
    Obrigada pelos comentários... e um 2012 incrível
    bjo enorme

    ResponderExcluir
  3. Já fui vítima de uma pessoa com as citadas características. No meu caso, foi a pessoa que eu mais ajudei e que mais confiava.

    ResponderExcluir